Terceirização de motoboy para delivery: Conheça as opções que o mercado oferece

Terceirização de motoboy para delivery: Conheça as opções que o mercado oferece

Você que está em dúvida se deve ou não terceirizar as entregas de seu restaurante pois não conhece quais opções o mercado oferece, este post é para você.

Abaixo estão listadas as principais razões para terceirização de motoboy para delivery e quais são as possíveis formas com vantagens e desvantagens de cada uma delas. 

Principais razões para terceirização de motoboy para delivery

Primeiro é importante saber o porquê muitos restaurantes escolhem terceirizar suas entregas e não manter motoboys em sua própria equipe. Vamos lá.

1) Foco no negócio!!!

A primeira e principal razão que ouvimos de nossos clientes é que terceirizando as entregas, o restaurante consegue manter o foco no que é mais importante para ele, a comida.

A entrega, para o restaurante é um serviço no qual ele normalmente não possui grande conhecimento e, em geral, não está preparado para resolver situações adversas, como acidentes, atrasos, faltas etc.

Neste caso, se as entregas são terceirizadas, o problema deve ser resolvido pela empresa contratada e esta por sua vez, deve estar preparada para, por exemplo, substituir um motoboy em caso de acidente, falta ou atraso, pois este é o foco dela, entrega!!!

2) Profissionalismo e Segurança

Ao terceirizar suas entregas, você encontrará maior profissionalismo. Como assim? Empresas ou aplicativos, o que você decidir como melhor para o seu restaurante, estarão focados no negócio de entregas e portanto a exigência, capacitação e qualidade de seus entregadores é maior. Muitas vezes, inclusive, promovem treinamentos específicos de direção defensiva e segurança. Além disso contam com seguro para acidentes pessoais entre outras coisas que trazem mais tranquilidade tanto ao entregador quanto ao contratante.

3) Flexibilização de equipe 

Ao manter seus próprios entregadores, você precisará registrá-los ou pagar suas diárias independente de ter ou não movimento todos os dias. Enquanto que se você optar por terceirizar suas entregas, você não precisa manter um time todo de motoboys se você estiver num dia de menor movimento e também pode contar com motoboys extras em dia de maior movimento. 

Ou seja, você tem a opção de pagar pelas entregas somente quando você as tiver.

Isto significa flexibilização de equipe sem prejuízo de qualidade de serviço.

Em resumo, estas são as 3 principais razões pelos quais muitos restaurantes optam por terceirizar entregas.

Opções de terceirização de motoboy para delivery

Agora vamos falar das opções que existem hoje no mercado para terceirização de motoboy para delivery.

1) MEI

Está é uma opção que muitos restaurantes escolhem para tratar diretamente com o motoboy, porém sem registro na CLT. Esta é uma opção para quem tem bons motoboys e quer mantê-los em seu restaurante mas não quer se preocupar com registro e todo o vínculo trabalhista que a CLT gera. Neste caso é muito importante se atentar às leis trabalhistas, consultar um advogado e ter um contrato bem redigido. Entenda mais sobre MEI aqui.

Também é uma opção para restaurantes que possuem uma lista grande de motoboys que revezam entre si e caso um falte, tem contato de outros que possam atendê-lo naquele momento.

Vantagens: Proximidade com os motoboys; profissionais que já conhecem a rotina do restaurante, bem como a área de entrega; agilidade; flexibilidade de equipe.

Desvantagens: Frequente problemas na justiça com pedidos de vínculo trabalhista; em caso de falta do profissional é o restaurante que tem que correr atrás de substituição que muitas vezes não funciona e alguém da própria equipe do restaurante tem que sair para fazer entrega, gerando atrasos; falta de foco no que mais importa, refeição.

Se você optar por trabalhar com profissionais MEI, tenha em mãos um sistema de gestão logística para o seu restaurante. Utilize sistemas de gestão de entregas e motoboys e tenha total controle de sua logística para entregar um serviço de boa qualidade. Se ainda não conhece nenhum sistema assim, clique aqui e saiba mais sobre a Foody Delivery.

2) Empresas de motoboy “tradicional”

Opção para quem busca negociar diretamente com um responsável que não o próprio motoboy e busca maior flexibilidade de equipe e menor preocupação com as entregas.

Necessário verificar idoneidade da empresa e ter um contrato de serviço muito bem redigido, para evitar problemas trabalhistas ou maiores dores de cabeça.  Se possível contar com um advogado para analisar este contrato.

Vantagens: Negociação com uma só pessoa, o responsável pela empresa de entregas; foco no que importa para o restaurante, a comida; flexibilidade de equipe, pois conta com o time da empresa de entregas como um todo; maior profissionalismo e segurança dos motoboys.

Desvantagens: Alta rotatividade de motoboys; baixo contato direto com os motoboys; falta de tecnologia de ponta; difícil monitoramento das entregas.

3) Aplicativos de motoboys “online” (Market place de motoboys)

Esta opção é totalmente online, ótimo para quem gosta de tecnologia.

As principais empresas hoje do mercado disponibilizam motoboys através de aplicativo que você solicita a cada entrega, informando alguns dados do pedido, tais como endereço de entrega, produto, valor, etc.

Uma opção para quem busca motoboys pontualmente, ou a cada entrega, sem grandes expectativas de atendimento individualizado ou rápido e que atenda especificamente o seu tipo de negócio.

Vantagens: Processo todo online; flexibilidade de equipe, pois conta com o time da empresa de entregas como um todo; maior profissionalismo e segurança dos motoboys.

Desvantagens: Difícil resolver problemas pois não há atendimento individualizado; falta de foco no seu negócio; resposta do aplicativo nem sempre tão rápido, podendo gerar atrasos; constante “falta” de motoboy em dias chuvosos ou frios, durante feriados; pouco contato com motoboy; alta rotatividade de motoboys; motoboys sem grande comprometimento com o seu negócio; empresas ainda não disponíveis em todo o território nacional.

4) Empresas de motoboys com aplicativo

Ainda recente no mercado, empresas de motoboys tradicionais que buscaram a tecnologia como seu aliado sem perder a proximidade com seu cliente. Preocupados em manter o atendimento individualizado com cada cliente, mas também preocupados em se atualizar com tecnologia de ponta, as empresas de motoboy agora também estão com aplicativos que permitem maior agilidade no processo sem prejudicar a individualidade de cada cliente.

Opção para quem gosta de tratar com uma pessoa diretamente, mas busca a tecnologia para acelerar e melhorar seu processo de entrega.

Vantagens: Negociação diretamente com o responsável da empresa; foco no seu tipo de negócio; flexibilidade de equipe, pois conta com o time da empresa de entregas como um todo; maior profissionalismo e segurança dos motoboys; tecnologia de ponta que auxilia no processo e monitoramento das entregas.

Desvantagens: baixo contato com os motoboys; novos no mercado, ainda não estão disponíveis em todas as cidades do Brasil.

Se você ainda não conhece empresas de motoboys que já contam com tecnologia de ponta como a Foody Delivery, clique aqui e veja se já existe algum parceiro em sua cidade. Ou se você quer se tornar uma empresa de motoboy com tecnologia de ponta, clique aqui e se cadastre para receber mais informações.

Sobre o Autor

Maria Helena Abdalla Dardis administrator

Administradora e pós graduada em negócios internacionais, aceitou o desafio da Foody Delivery trazendo a experiência em restaurante delivery para o negócio.

Deixe uma resposta