Sistemas para Restaurantes: Guia completo!

Quem tem restaurante sabe que é essencial trabalhar com um conjunto de sistemas de restaurantes para a ter mais eficiência na gestão do seu negócio. Confira alguns benefícios ao escolher as melhores plataformas de tecnologia para o seu estabelecimento!

Com a concorrência maior a cada dia os restaurantes estão se modernizando cada vez mais para ter uma gestão do negócio mais eficiente, aumentar vendas e entregar um atendimento com maior eficiência e rapidez!

Uma das formas que os empresários encontraram é investir em um conjunto de  sistemas para restaurantes, softwares para delivery que ajudam na logística dos pedidos, atendimento, gestão de estoque, emissão de notas, fidelização de clientes e automação na captação de pedidos e assim por diante.

Com variadas utilidades para todas as etapas do restaurante e o aumento expressivo de plataformas de vendas baixados nos mais variados smartphones, ter comodidade, lazer e entretenimento em casa ganha cada vez mais espaço já que o comportamento de compra do consumidor está mudando dia após dia.

Neste post vamos lhe mostrar em 5 tópicos os benefícios de usar os diversos tipos de sistemas para restaurantes no seu estabelecimento.

Os tópicos que iremos abordar são:

1 – PDV e Gestão

2 – Marketplace de restaurantes

3 – Aplicativo e site de pedidos

4 – Gestão de logística e Roteirizador

5 – Atendimento automatizado via WhatsApp e redes sociais

Vamos lá!

1 – PDV e Gestão

O Ponto de Venda (PDV) é o local onde o cliente fará o pagamento pelo seu produto, e ter um processo de compra rápido e eficiente é essencial para escalar suas vendas. É por meio de um bom sistema de PDV que é possível ter uma melhor administração do estabelecimento como um todo.

Um sistema de PDV vai te oferecer funcionalidades como:

Controle de estoque: para você controlar as entradas e saídas do seu estoque. O que você precisa comprar, repor e quando fazer isso.

Controle financeiro: para você trabalhar suas fichas técnicas, ter dados de faturamento, despesas e relatórios financeiros que te indicam quais pratos você vende mais, qual a margem de lucro em cada prato e etc.

Controle da produção de pedidos: a maioria destes sistemas fornecem uma central de pedidos (muitas vezes no estilo kanban), que permite você controlar cada etapa do seu processo de produção. Ter visibilidade de quais pedidos estão na cozinha, quais estão prontos, quais já saíram para entrega e etc.

Integração com outros sistemas: dentro do segmento de restaurantes existem vários tipos de sistemas, cada um com um objetivo específico, trabalhar com todos os sistemas de maneira integrada facilita a vida de quem está na linha de frente do estabelecimento.

Comanda impressa e eletrônica: para você controlar o consumo das mesas do seu estabelecimento pela comanda eletrônica e também entregar a comanda impressa para o seu entregador na hora do delivery.

Gestão de clientes: aqui duas funcionalidades são essenciais (1) um cadastro dos clientes para agilizar o atendimento (2) históricos dos pedidos de cada cliente para você conhecer as preferências dos seus clientes.

Um bom sistema de PDV faz com que você mantenha o seu negócio saudável com o controle financeiro, pedidos, estoque, integrado com vários apps de delivery entre outras facilidades que o ajudarão no dia a dia na administração do negócio!

Benefícios:

  • Atendimento com maior rapidez e eficiência;
  • Gestão financeira mais detalhada;
  • Controle de estoque eficiente;
  • Relatórios de análise dos setores do estabelecimento;
  • Atualizações do preparo do pedido em tempo real;
  • Produtividade dos colaboradores nos setores;
  • Cadastro de Fornecedores;

O sistema de PDV é o mais essencial em um estabelecimento, se você ainda não tem qualquer sistema, comece com este.

2 – Marketplace de restaurantes

Assim como em outros setores, o marketplace também está no âmbito  de restaurantes que fazem com que a receita do estabelecimento cresça.

Hoje é comum o modelo de ‘dark kitchens’ que são estabelecimentos que existem somente nos aplicativos de marketplace, estes estabelecimentos geralmente tem uma estrutura reduzida (somente uma cozinha industrial) para focar somente na venda de pedidos para delivery.

A maioria dos sistemas de PDV também possui integração com os maiores marketplaces do mercado como ifood, ubereats e rappi, entre outros.

Os estabelecimentos que incorporam em seu conjunto de softwares os marketplaces destacam-se através da oferta de diversos tipos de comida no cardápio que atende a todos os tipos de público, tanto os que preferem uma comida mais elaborada até aqueles que só querem fazer um lanche rápido.

No ano de 2020, cresceu muito a demanda de entrega de comidas pelo sistema delivery, devido à comodidade e facilidade de fazer o pedido pelo consumidor através de programas para restaurantes que também resulta em maior potencialidade e receita para quem oferece os serviços gastronômicos nestes marketplaces.

Benefícios:

  • Destacam a marca do cliente,
  • Aumentam a visibilidade do estabelecimento;
  • Aumentam o faturamento;
  • Faz com que mais cliente encontrem o seu negócio;
  • Expande suas possibilidades de ganhos;
  • Elimina possíveis erros no pedido;
  • Ferramenta geralmente integrada com o sistema para delivery;

Estas plataformas conectam empresas e clientes na compra de comida pelo aplicativo fazendo com que a venda seja direta entre quem fornece e compra o produto com simplicidade.

3 – Aplicativo e sites de pedido

As plataformas de marketplace mencionadas acima, fazem bem seu papel quando falamos em vender mais, por outro lado, estas plataformas geralmente trabalham com comissões ‘salgadas’ que podem chegar até a 30%.

Uma opção para seu estabelecimento receber pedidos por aplicativo e site com a sua própria marca (whitelabel), são plataformas como Neemo e Delivery Direto.

Esses softwares para delivery ajudam o empreendedor a organizar melhor todo o processo de captação de pedidos no mundo online, usando um aplicativo próprio e site. É sem dúvida um sucesso na otimização da venda e praticidade de compra, mas sem pagar as comissões mais caras do aplicativos de marketplace.

Com a criação de aplicativos e sites para o próprio negócio é possível criar a própria identidade da marca e com interações pelos usuários de fácil uso e comodidade, escolha do prato, forma de pagamentos, e acompanhamento da entrega, por exemplo, com apenas alguns cliques.

Benefícios:

  • Uso da própria marca do estabelecimento;
  • Tem um formato de catálogo para fácil escolha do produto;
  • Entregam melhor experiência para o consumidor que fazem pedidos online;
  • Tem no sistema para delivery a memória do último pedido, agilizando o processo de compra;
  • Permite que o seu cliente faça agendamento de pedidos;
  • Possui Integração com as redes sociais;

4 – Gestão de logística e Roteirizador

Todo processo de venda e entrega está interligado. Não adianta ter um bom aplicativo e agilidade na hora de preparar o pedido se na etapa final que é a da entrega for falho com o cliente.

Como gostamos de dizer aqui na Foody Delivery:

Não adianta ter a melhor comida da sua cidade, se ela chega fria e com atraso de 2 horas para o seu cliente.

Para isso, os sistemas de logística para restaurantes tem a proposta de deixar sua logística mais otimizada para a entrega dos pedidos realizados através da plataforma delivery que ajudam no deslocamento e a ter maior produtividade.

Um bom exemplo de um sistema de logística voltado para o mercado de food service é a Foody Delivery.

Ter um roteirizador logístico na sua empresa é necessário para que  se reduza custos, por exemplo, já que o sistema pode trazer a melhor sequência de rota para o entregador que faz com que chegue ao local em menor tempo.

Uma boa logística pode fazer com que a sua empresa possua uma competitividade diferenciada no mercado.

Um bom sistema de logística para restaurantes vai te oferecer funcionalidades como:

Planejamento de rotas: para você ter as melhores rotas para que seus entregadores cheguem ao destino sem atrasos e percorrendo a menor distância possível.

Distribuição automática de entregas: para você distribuir de maneira rápida as entregas entre seus entregadores da melhor maneira possível. Aqui é interessante que o sistema consiga organizar uma fila de entregadores, e agrupar entregas baseado em distância, ordem de chegada entre outros critérios.

Rastreamento de entregadores: para você acompanhar a localização de cada entregador em tempo real, e conseguir ter uma melhor visibilidade da sua logística.

Relatórios: para você acompanhar a perfomance do seus entregadores (quem entrega mais, quem entrega mais rápido, ciclo de vida de cada entrega, etc).

Benefícios:

  • Redução de custos e tempo na entrega dos pedidos;
  • Redução no gasto de combustíveis, já que a melhor rota sequenciada diminuirá a quilometragem;
  • Maior quantidade de atendimento pela equipe, já que estará otimizado o processo logístico;
  • Satisfação do cliente em ter a entrega realizada com agilidade e eficácia;
  • Monitoramento em tempo real do processo;
  • Redução de atraso nas entregas.
  • Comunicação mais eficaz seja com os fornecedores, clientes, funcionários e/ou parceiros;

5 – Atendimento via WhatsApp e redes sociais

Em tempos modernos não poderíamos deixar de citar o atendimento através de WhatsApp e redes sociais que ganha força a cada dia e intensifica as vendas.

Apontado como um dos aplicativos mais utilizados do mundo, o WhatsApp ganha cada vez mais força quando se trata de atendimento virtual, com outras redes sociais.

A assistência ao consumidor sobre dúvidas nos produtos ou serviços de forma ágil faz com que o consumidor tenha uma experiência positiva sobre o seu estabelecimento e uma visão de atendimento com qualidade e preocupação em atender as necessidades do comprador.

Com sistemas de auto atendimento via WhatsApp e redes sociais é possível realizar o atendimento ao mesmo tempo, para diversas pessoas, o que já está se tornando prática comum entre as empresas para que não demorem a dar respostas às solicitações dos clientes.

A configuração de perguntas e respostas para um primeiro contato também é possível e assim o atendimento já é direcionado para o setor que poderá resolver aquela solicitação ou dar suporte para o cliente.

Porém, com um grande volume de pedidos chegando pelo WhatsApp, surge a pergunta:

Como atender de maneira mais eficiente as solicitações de pedidos pelo WhatsApp uma vez que as conversas seguem um determinado padrão?

Uma ferramenta que tem se destacado no segmento de automação de atendimento via WhatsApp é o Anota.ai.

Com programas de auto atendimento, é possível configurar robôs (bots) que conseguem realizar um atendimento de ponta a ponta se qualquer intervenção humana.

Desta forma é possivel atender muito mais pedidos, sem aumentar o tamanho da equipe de atendentes uma vez que estas ferramentas fazem boa parte do trabalho.

Benefícios:

  •  Múltiplos atendimentos;
  • Agilidade nas respostas;
  • Setorização do atendimento;
  • Estatísticas de atendimento;
  • Históricos de conversas;
  • Agilidade nas respostas;
  • Integração com outras redes sociais para atendimento;
  • Mensagem de acompanhamento do pedido para o cliente;
  • Divulgação eficaz de promoções, cupons etc;
  • Envio de cardápios;
  • Captação de pedidos automatizada;

Cada rede social tem suas características, assim é necessário entender qual sistema de mercado lida melhor com elas, para que o canal escolhido entre a empresa e o cliente seja de qualidade.

Conclusão:

Lembre-se:

Escolhendo um bom conjunto de sistemas para o seu estabelecimento, você ganha eficiencia e produtividade em vários departamentos do seu restaurante, aumentando assim as chances de sucesso do seu negócio como um todo!

Diante da concorrência vale a pena investir e desfrutar de todos os benefícios que os sistemas para delivery proporcionam como atendimento automatizado, agilidade e eficiência, gestão na entrega dos pedidos!

É importante ressaltar que:

1 – Faça uma boa pesquisa na hora de formar o ‘conjunto de sistemas’ do seu restaurante, pois eles vão ajudar no controle e eficiência do seu negócio;

2 – Usar os marketplace te dará mais visibilidade no mercado, e por consequência, aumento de vendas;

3 – Quando você tem o seu próprio site e aplicativo de pedidos, você consegue fazer com que a identidade do seu estabelecimento seja visualizado pelos consumidores, fortalecendo assim a sua marca no mercado.

4 – Uma boa gestão logística e de roteirização fará com que a empresa gaste menos com transporte (combustível), atenderá de forma mais rápida o cliente e terá um diferencial competitivo!

5 – Ter atendimento virtual ou através de redes sociais faz toda a diferença. Ter vários modos de atendimento é fundamental, já que hoje as pessoas passam a maior parte do tempo em redes sociais.

Agora que você já conhece todos os benefícios que o softwares para delivery oferecem, que tal ser reconhecido pelo seu atendimento, eficiência, agilidade, produtividade, intensificar os lucros e ter uma boa gestão de forma simples e prática?

Boas Vendas!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

7 respostas

  1. É UMA OTIMA FERRAMENTA DE GESTÃO EM DIVERSOS NIVEIS DE EMPRENDIMENTOS FOOD E DELIVERY.
    O SUPORTE AOS CLIENTES QUE ULTILIZAREM A PLATAFORMA TERÃO ATENDIMENTO 24h?
    EM QUE FORMA É REALIZADA A SOLUÇÃO DE POSSIVEIS ENTRAVES?

    1. Olá Fabricio, tudo bem ? O atendimento da Foody Delivery é somente em horario comercial de segunda a sexta feira. Nossa ferramenta é 100% online não precisando de suporte para uso, pois assim que efetua a assinatura recebe em seu e-mail alguns links de videos mostrando passo a passo de como utilizar nossa plataforma. Se tiver dúvidas pode nos enviar um whatsapp (11) 96341-4808.

  2. Muito bom o conteúdo e mesmo a 1 ano atrás está bem atual. O cenário atual mostra o quanto da importância e ao mesmo tempo a necessidade de acompanhar bem mais de perto a prestação do serviço por parte de entrega e saber implementar força de ação no dia certo e hora correta, bem como visualização das mídias sociais no apoio ao negócio e atendimento ao cliente e seus comentários.
    Escolha correta de parceiros que podem impulsionar o negócio pela melhor prática de comercialização e com taxas que não impactem na rentabiidade do nosso estabelecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe weekly news

Integer posuere erat a ante venenatis dapibus posuere velit aliquet sites ulla vitae elit libero