3 grandes problemas que podem matar seu Delivery

Problemas são super comuns em qualquer tipo de empresa. Você, empreendedor já está acostumado com isso. Porém, alguns negócios são mais delicados que outros e o restaurante delivery é um deles.

Primeiro porque o restaurante delivery trabalha com produto perecível, mão de obra específica e no fim, ainda tem que entregar o pedido para o seu cliente no tempo acordado enfrentando trânsito, chuva e muitas outras dificuldades.

Conheça agora os 3 grandes problemas que podem matar o seu delivery, que com algumas dicas, vamos ajudar você a resolvê-los.

1. Motoboys com baixa produtividade

Há diversas razões para seus motoboys não estarem trabalhando no seu máximo de produtividade e se você não usa nenhum sistema para monitorá-los, a verdade é que você não consegue saber o que acontece quando eles estão na rua.

Segue abaixo alguns aspectos que você precisa estar atento para não queimar seu dinheiro com motoboys.

  • Motoboy não conhece a região e vive se perdendo por aí. Mas você não sabe que ele está perdido ou se perdeu pois ele não te conta.
  • Quando se paga o motoboy por hora, por exemplo, e não por entrega, muitas vezes eles não estão tão preocupados com o resultado e desempenho. Como ele recebe por hora, fazendo 5 ou 10 entregas, o dinheiro está garantido. Eu sempre penso no taxista. Imagina se ele ganhasse por tempo e não por corrida. Ele ficaria ali parado no ponto de taxi curtindo a vida.
  • Um outro caso é quando você tem vários motoboys e eles sabem que se demorar, enrolar, tem outro que poderá fazer as entregas. Equipes grandes sem real necessidade.
  • Há ainda situações piores, onde seu motoboy está trabalhando para você e pega uns “trabalhos por fora”. Por exemplo, alguém pede para ele entregar um documento e ele utiliza o tempo que deveria estar trabalhando para você, para dar uma esticadinha e tirar uma grana extra. Para ele, isso pode durar só uns minutinhos, 30 minutos ele faz a entrega extra. Mas para você que está no restaurante, 30 minutos já atrasou todas as entregas do seu horário de pico.

Solução

Para resolver os problemas acima, você precisa monitorar os seus motoboy quando eles estão na rua.

Quando tínhamos nosso restaurante, por exemplo, usávamos a Foody Delivery para acompanhar a localização dos nossos motoboys ao vivo. Com isso nós sabíamos onde eles estavam, o que estavam fazendo, quais rotas estavam seguindo, tudo. Eles usavam o aplicativo da Foody Delivery para receber as entregas direto no celular e chegar no destino sem complicações através de GPS. Veja mais detalhes sobre como isso funciona neste post.

Desta forma, você conseguirá ver se seu motoboy está realmente fazendo o que deveria ou se está saindo para fazer trabalhos externos ou ainda parado num lugar qualquer que não seja no destino. E para o motoboy é ótimo, pois ele terá agilidade para sair para as entregas ao receber os endereços pelo aplicativo e não irá se perder, já que utilizará um GPS.

2. Caos no horário de pico

Se você tem um restaurante pequeno ou médio, tenho quase 100% de certeza que você não utiliza um sistema para organização de entregas e rotas, como por exemplo a Domino’s Pizza. Você provavelmente tenta fazer tudo na raça, tenta montar as melhores rotas a partir do seu conhecimento da região ou, no máximo, pelo Google Maps. Aí chega o horário de pico e você tem que atender telefone, organizar as entregas e tudo vira um caos. Ou pior ainda, quem escolhe as entregas são os seus motoboys o que deixa o processo ainda pior pois cada motoboy quer pegar somente as melhores entregas, no final fica uma discussão de quem leva o que.

Solução

Nós quebramos a cabeça por um tempo para resolver isso pois não havia nenhum software acessível que pudéssemos usar no nosso restaurante. Então, nós criamos a Foody Delivery que é um sistema para gestão de delivery. Leia este post para ver mais detalhes sobre como organizamos o nosso delivery com este sistema.

Quando começamos a usar o sistema a coisa mudou completamente. Em poucos segundos era possível tomar uma decisão de quais entregas deveriam sair juntas e direcioná-las para o motoboy que estava livre naquele momento. Não perca tempo e dinheiro fazendo coisas que um computador pode fazer por você! Foque no atendimento e deixe a logística automatizada.

3. Falta de Visibilidade

Me fale se é assim que o seu restaurante funciona atualmente. Você não consegue ver de maneira clara como está o andamento de cada pedido, não sabe quantas entregas estão no seu restaurante, quais estão na rua em processo de entrega e quais já foram entregues pelo motoboy. Você simplesmente vê 50 entregas, mas não sabe a situação de cada uma. Você também não consegue acompanhar seus motoboys e saber onde estão, se estão indo ou voltando, quanto tempo irão demorar na rua.

Isso te deixa sem uma visão clara, estressado, ansioso e muitas vezes você não sabe o que dizer para um cliente que liga perguntando sobre o pedido que está atrasado. Aí acontece o seguinte:

Você verifica que o pedido já saiu para entrega, mas não sabe há quanto tempo e nem tem ideia de onde o motoboy está naquele momento. Então fica aquela situação sem graça com o cliente e você dá a resposta padrão: “O motoboy já saiu com a sua entrega, deve estar chegando”. Na verdade você não sabe se ele realmente está chegando na casa do cliente, ou se vai fazer outras entregas primeiro ou ainda se o motoboy está perdido por aí.

Me arrisco a dizer que este problema afeta a grande maioria dos restaurantes. Mas saiba que isso tem solução.

Solução

Utilize um sistema de gestão de delivery, como a Foody Delivery. Com ele, você terá o controle total das suas entregas, desde a situação de cada pedido até localização em tempo real de seus motoboys. Todo este controle numa única tela e online.

Surpreenda seu cliente, e quando ele te ligar perguntando da entrega, diga a rua exata que o motoboy está e em quanto tempo, mais ou menos, ele estará lá na casa dele. O cliente vai ficar deslumbrado de você ter este tipo de controle. Estou falando com propriedade, pois fazia isso com meus clientes. Um exemplo que nunca me esqueço, foi quando um cliente ligou e questionou sobre o pedido e eu disse “O motoboy está na sua rua, deve estar tocando sua campainha” e ao fundo ouvi o interfone do apartamento tocar. O cliente deu risada e agradeceu. Isso é controle!

Conclusão

Se você leu até aqui é porque se identificou com os problemas citados acima e está buscando uma solução.

A Foody Delivery é um sistema que foi desenhado para resolver todos problemas citados neste post. Estamos falando de um sistema online, sem instalação e com baixo custo para controlar em grande estilo o seu delivery, desde a entrega até o motoboy. Com ele você passará a saber a situação de cada pedido, se está aguardando coleta, despacho ou entregue, com qual motoboy está e onde está este motoboy, além de ter acesso a relatórios.

Imagine você com total controle e visibilidade do seu delivery como nesta tela abaixo, ao invés de não saber o que acontece com suas entregas e seus motoboys.

Mapa Foody Delivery

Quer mais?

Sabe a Foody Delivery? Você pode experimentar este sistema gratuitamente. Por isso, clique no botão abaixo.

QUERO EXPERIMENTAR

Quer mais dicas para turbinar o seu delivery. Leia os 2 posts abaixo, caso ainda não o tenha feito: 

Uma super dica para reduzir o custo de motoboys em seu restaurante.

As tecnologias para turbinar o seu Delivery.

Se tiver alguma dúvida pode deixar um comentário aqui no blog ou no facebook e não esqueça de curtir nossa página e também compartilhar este post no facebook. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *