Novo planejamento de rotas no aplicativo

Novo planejamento de rotas no aplicativo

Acabamos de lançar o novo planejamento de rotas, agora o entregador pode traçar um rota por menor distância ou por horário dos pedidos e ver os passos para executar esta rota.

Mas o que mudou exatamente? Neste post vamos contar tudo.

O novo planejamento de rotas existe nos planos para o restaurante (básico, profissional e premium) e também no plano para empresa de entregas (enterprise), mas existe algumas diferenças entre eles que vamos falar no final deste post.

Iniciando uma rota

Quando o entregador recebe os pedidos pelo aplicativo, agora aparecem os botões para iniciar uma rota por menor distância ou horário dos pedidos.

Rota por menor distância: é a rota onde o sistema calcula os pontos para que o entregador percorra a menor distância possível. Neste cálculo é considerado a distância em raio (linha reta) dos pontos de coleta e entrega.

Rota por horário dos pedidos: é a rota onde o sistema considera o horário dos pedidos para calcular os pontos da rota. Os pedidos que chegaram primeiro, serão entregues primeiro.

Atenção!
Para o restaurante, o entregador consegue iniciar uma rota somente quando ele já coletou pelo menos 1 pedido, o ideal é que ele colete todos os pedidos que foram despachados para ele para então iniciar uma rota.

Para a empresa de entregas, o entregador consegue iniciar uma rota somente quando ele já aceitou pelo menos 1 pedido, o ideal é que ele aceite todos os pedidos que foram despachados para ele para então iniciar uma rota.

Somente entregas que foram aceitas ou coletas entram na rota iniciada.

Onde a rota é mostrada?

Tanto o entregador pode ver os pontos da rota pelo aplicativo como o restaurante ou empresa de entregas também pode pelo sistema web. A medida que o entregador vai coletando ou entregando os pedidos, a rota vai sendo atualizada com a situação de cada passo.

Para o entregador ver a sequência da rota que são os passos que ele tem que seguir para completar a rota, ele deve clicar no botão ‘ver sequência da rota‘. O aplicativo então vai mostrar o passo a passo da rota.

O entregador também pode abrir a rota no google maps para usar o GPS para navegar para os pontos, para isso basta ele clicar no botão ‘ver rota no google maps‘.

Existe também um botão para limpar a rota em andamento caso o entregador queira gerar uma nova rota.

Atenção! Quando todos os pontos de uma rota são concluídos, a rota inteira é concluida automaticamente!

O restaurante ou empresa de entregas também consegue acompanhar a rota pelo sistema web, basta clicar no painel de informações no mapa principal, onde agora existe uma aba para rotas.

O que não existe mais no aplicativo?

Os antigos botões de Navegar para Entrega e Navegar para Coleta não existem mais, agora o endereço de coleta e entrega do pedido se tornou clicável, então basta clicar no endereço para abrir ele no GPS.

A ordem dos pedidos na tela principal do app também mudou, antigamente estes pedidos eram ordenados pela distancia deles em relação ao restaurante. Agora os pedidos estão ordenados pelo horário, sendo que os que chegaram primeiro ficam em cima.

Despacho e rotas

Lembrando que o despacho de entregas, seja manual ou automático, continua funcionando normalmente.

A combinação do despacho automático e o novo planejamento de rotas é poderosa!

O despacho automático agrupa as entregas da melhor forma e passa para os entregadores, então o novo planejamento de rotas cria as melhores rotas para os entregadores.

Diferenças entre restaurante e empresa de entregas

A principal diferença é que a empresa de entrega contém vários pontos de coleta, desta forma a rota considera o ponto de coleta e entrega.

Já no caso do restaurante, existe somente um ponto de coleta que é o próprio restaurante, então é mostrado somente os pontos de entrega na rota.

Conclusão

O novo planejamento de rotas ficou muito mais poderoso, uma vez que é possível acompanhar em tempo real o passo a passo do entregador na sua jornada.

Sobre o Autor

Daniel Dardis administrator

Minha missão com a Foody Delivery é ajudar o dono do pequeno e médio restaurante a acabar com os problemas de sua operação delivery. Eu trabalho no mercado de tecnologia há mais de 15 anos, construindo sistemas para grandes empresas. Eu também já tive um restaurante e sei bem como é o dia a dia e os problemas de uma operação de delivery. Agora meu foco é trazer tecnologias de ponta que são utilizadas por grandes redes de delivery como Domino's, KFC entre outros, ao alcance do pequeno restaurante.

2 Comentários até agora

REI DO CALDOPostado em1:29 am - jun 9, 2020

QUNDO VAI ATUALIZAR GOSTEI DO NOVO SISTEMA POR HORARIO

Deixe uma resposta