Aplicativo para rastrear motoboy

Aplicativo para rastrear motoboy

Quando você não monitora os seus motoboys, uma série de problemas podem acontecer no seu restaurante. Conheça estes problemas e descubra como evitá-los.

  • Seu cliente pode ligar no seu restaurante questionando a situação de seu pedido e você não terá a mínima idéia de onde está o seu motoboy que saiu há mais de uma hora com 4 pedidos na mochila.
  • Você não consegue saber quando seu motoboy já entregou todos os pedidos e está voltando para o restaurante, sendo assim, você não consegue adiantar os pedidos para a próxima viagem daquele motoboy.
  • Você não consegue antecipar-se aos possíveis problemas como motoboy perdido ou acidentado por exemplo.

A Foody Delivery é uma plataforma completa para gestão de entregas e motoboys que inclui rastreamento de entregadores, aplicativo integrado com GPS, otimização de rotas, monitoramento online da situação dos pedidos, distruibuição automática de entregas entre motoboys, relatórios detalhados entre outras funcionalidades.

Usando a Foody Delivery você pode resolver todos os problemas citados acima e neste post você vai saber em detalhes como o rastreamento da plataforma funciona.

Abaixo segue um video onde eu compartilho a tela do meu computador e mostro passo a passo o monitoramento de motoboys funcionando na prática.

Mas se você prefere a leitura, basta continuar neste post.

Instalação do aplicativo

Para rastrear os seus motoboys é necessário que eles instalem o aplicativo para android da Foody Delivery. Clique aqui para o link do aplicativo na Playstore

Se você estiver lendo este post do seu celular, clique aqui para enviar pelo whatsapp o link de instalação para os seus motoboys.

Uma vez instalado o aplicativo no celular android do seu motoboy, ele precisará fazer um cadastro rápido e confirmar o seu número de celular. Basicamente ele precisa entrar com nome, email e telefone.

Importante: o número do celular precisa conter o DDD, ou seja, um celular de São Paulo com o número (11) 98888-3344 deverá ser digitado como 11988883344. É importante entrar com o número no formato correto pois caso contrário o motoboy não receberá o código de ativação para ativar o aplicativo.

Tela de cadastro do aplicativo android

Tela de cadastro do aplicativo android

Após clicar no botão Enviar, seu motoboy vai receber uma mensagem SMS com um código que deve ser digitado na tela abaixo e ser verificado no botão Verificar. Caso o código não tenha chegado depois de alguns minutos, você pode clicar no botão Novo Código para que ele seja enviado novamente.

Tela de ativação do aplicativo android

Tela de ativação do aplicativo android

Pronto, seu motoboy já está cadastrado no sistema!

Importante: Quando o motoboy abrir o aplicativo pela primeira vez, o aplicativo solicitará permissão aos serviços de localização do celular. É necessário autorizar este acesso, caso contrário o aplicativo não funcionará corretamente.

Conecte seu restaurante aos motoboys

Uma vez cadastrado, agora o seu motoboy precisa se conectar ao seu restaurante. Isso é necessário pois um motoboy pode trabalhar em mais de um restaurante que utiliza a Foody Delivery, então ele pode se conectar e desconectar dos restaurantes quando precisar.

É um conceito parecido com o facebook, tanto o restaurante quanto o motoboy se cadastram e se conectam através de uma solicitação de “amizade”. A diferença é que o motoboy se cadastra pelo aplicativo android enquanto o restaurante de cadastra pelo website.

Para a conexão acontecer, o restaurante deve enviar o convite pelo sistema via website para o motoboy e o motoboy deve aceitá-lopelo aplicativo android. Para enviar o convite, primeiramente você deve acessar e fazer o login na Foody Delivery. Basta acessar o website e clicar em Já Sou Cliente e seguir os passos abaixo.

1) Após o login, você vai entrar na Home da Foody Delivery.

Tela inicial do sistema

Tela inicial do sistema

2) Acesse o menu principal no canto superior direito e clique em Entregadores.

Menu principal do sistema

Menu principal do sistema

3) Uma vez na tela de Entregadores, clique no botão Buscar entregadores e uma pop-up aparecerá. Agora digite o número do celular do seu motoboy incluindo o DDD e clique na lupa para encontrá-lo.

Tela de entregadores

Tela de entregadores

Aviso: Para encontrar e convidar um motoboy, ele precisa estar devidamente cadastrado no aplicativo. Se o motoboy não se cadastrou pelo aplicativo, não será possível encontrá-lo no sistema.

4) Ao encontrar o seu motoboy, como visto na imagem acima, clique em Convidar. Uma vez feito, o seu motoboy deve abrir o aplicativo novamente, ir ao menu principal, clicar em Convites e Aceitar.

Menu principal do aplicativo

Menu principal do aplicativo

T

Tela de Convites do aplicativo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pronto, seu restaurante e motoboy já estão conectados!

Repare na imagem abaixo que agora o seu motoboy aparece na tela de entregadores.

Lista de entregadores cadastrados

Lista de entregadores cadastrados

Para desconectar seu restaurante de um motoboy, basta clicar no botão Cancelar ao lado do motoboy.

Você também pode clicar em Desativar e Ativar para que o motoboy não apareça na tela principal do sistema. Este recurso é conveniente pois você pode deixar como ativo somente os motoboys que estão trabalhando no dia.

Rastreamento de motoboys

Um vez cadastrado e conectado com o restaurante, o motoboy poderá ser monitorado. Isso significa que você poderá vê-lo no mapa do sistema como demonstrado na imagem abaixo.

Tela inicial do sistema

Tela inicial do sistema

Repare que o motoboy aparece sempre como um marcador branco contendo as 3 primeiras letras do nome dele. Exemplo: uma entregadora chamada Maria aparecerá como MAR.

Para você ver o motoboy no mapa, é necessário que ele ative o monitoramento pelo aplicativo android. Para isso, ele precisa abrir o menu principal do aplicativo e clicar no botão vermelho Desligado. Repare que após o clique, o botão ficará da cor verde e será alterado para Ligado. Basicamente o motoboy pode ligar e desligar o monitoramento sempre que desejado, clicando neste botão. Ligado e Verde significa que o monitoramento está ativado, Desligado e Vermelho significa que ele está desativado, conforme demonstrado nas telas abaixo.

Botão de monitoramento desligado

Botão de monitoramento desligado

Botão de monitoramento ligado

Botão de monitoramento ligado

Serviço de Geolocalização

Caso o monitoramento não funcione, alguns itens no celular devem ser verificados:

  • Verifique se o serviço de geolocalização está ativado (aquele mesmo que é preciso para usar apps de GPS e Mapas como Waze e Google Maps). Esta configuração varia de celular para celular, mas geralmente está disponível no menu Ajustes como localização.
  • Verifique se o celular está com acesso à internet. Para que o smartphone envie a localização para o site, é necessário que o celular tenha uma plano de dados (3G ou 4G). Importante ressaltar que o consumo de dados utilizados pelo aplicativo para manter a localização atualizada é baixo, cerca de 78kb por hora.
  • Verifique as permissões do aplicativo. Nas versões mais novas do android, você pode instalar o aplicativo e só depois fornecer a permissão para que ele acesse recursos do seu celular como fotos, contatos, geolocalização e etc. O nosso aplicativo precisa de permissão ao serviço de localização do celular para funcionar. Se você não concedeu esta permissão na primeira vez que abriu o aplicativo, conceda-a através da opção Aplicativos no menu Ajustes do seu celular.

Depois de ler este post, imagino que você queira aplicar tudo o que foi visto aqui no seu restaurante, certo? Você sabia que você pode experimentar a Foody Delivery gratuitamente? Para isso, preencha o formulário abaixo.

Quer mais dicas para turbinar o seu delivery?

Leia o post abaixo, caso ainda não o tenha feito: 

Como organizar suas entregas

Viu como é fácil monitorar seus motoboys com a Foody Delivery? Espero que tenha gostado do post e se tiver alguma dúvida ou sugestão pode deixar um comentário aqui ou no facebook ou ainda entrar em contato conosco.

Sobre o Autor

Daniel Dardis administrator

Minha missão com a Foody Delivery é ajudar o dono do pequeno e médio restaurante a acabar com os problemas de sua operação delivery. Eu trabalho no mercado de tecnologia há mais de 15 anos, construindo sistemas para grandes empresas. Eu também já tive um restaurante e sei bem como é o dia a dia e os problemas de uma operação de delivery. Agora meu foco é trazer tecnologias de ponta que são utilizadas por grandes redes de delivery como Domino's, KFC entre outros, ao alcance do pequeno restaurante.

5 Comentários até agora

Jose Eduardo Pereira CostaPostado em4:10 pm - maio 7, 2019

Olá meu nome eh Eduardo. Em primeiro lugar gostaria de elogiar a eficiência e a praticidade desse app. Digno de nota. Fantástico! Minha intenção eh usa-lo não em um restaurante apenas mas estou montando uma equipe de motoboys em minha cidade e ao mesmo tempo divulgando um número de whatsapp para donos de carrinhos food truck, lanchonetes, pizzarias… etc. Minha ideia eh coletar a entrega de tais através do whats assim usar o FOOD DELIVERY para distribuir essas entregas. A questão eh: vcs ja possuem clientes q trabalham dessa forma? Qual versão do App preciso adquirir para ter mais ferramentas e facilitar esse tipo de trabalho q vou executar? Tem alguma ideia extra para me auxiliar ? Gostaria de saber valores e se como visto por eu não ser um restaurante se a forma de cadastro minha Eh a mesma? Aguardo um retorno. OBRIGADO!

Adair VendruscoloPostado em10:35 am - jul 24, 2019

BOM DIA. GOSTEI DA IDEIA. QUAL O CUSTO DESSE APP?

LUIZ ANTONIO RAMOSPostado em12:32 pm - ago 28, 2019

Ola
Este aplicativo ainda esta diponivel para meu restaurante utilizar?

Deixe uma resposta