Meus motoboys não aparecem no mapa. O que fazer?

Neste post quero falar dos problemas mais comuns que acontecem ao utilizar o aplicativo, bem como resolvê-los.

O rastreamento é a função que requer mais atenção do motoboy, pois para ele funcionar corretamente é necessário configurar o celular corretamente.

A versão mais atual do aplicativo mostra mensagens na tela principal indicando quando há problemas de configuração que podem afetar o rasteamento. Veja a imagem abaixo:

Agora veja todas as mensagens que podem aparecer no aplicativo, saiba quais problemas elas indicam e como resolvê-los.

# Localização desligada

Esta mensagem indica que o serviço de GPS do celular está desligado, desta forma nenhum aplicativo será capaz de obter a localização exata do celular.

Com o serviço de GPS desligado, o rastreamento não funciona.

Para resolver, basta ligar o serviço de GPS do celular. Isso pode ser feito no menu de configuração do aparelho, ou mesmo no menu de configurações rápidas (aquele que aparece quando você arrasta para baixo).

Veja a imagem abaixo:

# Localização indisponível

Esta mensagem indica que a localização não está disponível, isso acontece quando o celular está em um lugar sem sinal.

Exemplo: o motoboy entrou com o celular em um prédio e foi para o terceiro subsolo (região sem sinal de celular).

Nesta caso não há o que fazer, quando o entregador sair da área sem sinal de GPS e entrar em uma área com sinal, a localização vai voltar automaticamente.

# Permissão de localização negada

Esta mensagem indica que você não permitiu que o aplicativo da Foody Delivery acesse a sua localização.

Para que um aplicativo android use qualquer recurso do aparelho (exemplo: localização, camera, contatos, internet e etc), o dono do celular precisa autorizar.

Isso é uma medida de segurança do android para que o dono do celular sempre tenha controle total do que os aplicativos instalados estão usando de recursos do celular.

Quando você acessa a Foody Delivery pela primeira vez, o aplicativo mostra um popup pedindo autorização para acessar sua localização, isso é mandatório para que o rastreamento funcione. Se você negar esta permissão, o rastreamento não vai funcionar.

Então sempre que a Foody Delivery solicitar esta permissão, clique sempre em Permitir.

Veja a imagem abaixo:

Você também pode conceder esta permissão em Configurações > Aplicativos > selecione o app da Foody Delivery > Permissões.

Veja a imagem abaixo:

# Sem conexão de internet

Esta mensagem indica que o aparelho está sem conexão de internet.

A localização é enviada do celular para os servidores da Foody Delivery através da internet, assim o sistema web recebe a localização de cada entregador e mostra no mapa.

Sem internet no celular do entregador, a localização não é enviada para os servidores e logo o rastreamento não funciona.

O entregador precisa se certificar que o plano de dados 3G ou 4G está funcionando corretamente e o aparelho está com sinal e conexão de internet.

# Otimização de bateria ligada

O recurso de otimização de bateria do android afeta o funcionamento do rastreamento e por isso é necessário desabilitá-lo.

Quando habilitado, este recurso funciona assim: quando o celular está na bateria (não ligado a um carregador) e com a tela travada por alguns minutos, o android começa a ‘pausar’ os aplicativos que estão rodando em plano de fundo para economizar bateria.

Geolocalização, acesso a internet e outros recursos ficam ‘congelados’ e o app passa a não funcionar corretamente. O rastreamento da Foody Delivery roda em plano de fundo e precisa de internet e geolocalização para funcionar, por isso esta configuração deve ser desabilitada.

O recurso deve ser desabilitado somente nas versões 6 ou superior do android. Veja abaixo como desabilitá-lo dependendo do seu aparelho de celular.

  • Aparelhos da Samsung: acesse Configurações > Aplicativos > seleciona o app da Foody Delivery > Bateria > Otimizar o uso da bateria > selecione a opção ‘Todos’ > encontre o app da Foody Delivery e desligue (desmarque o check) para desligar a otimização de bateria.
  • Outros aparelhos: acesse Configurações > Bateria > Otimização da bateria > selecione a opção ‘Todos’ > encontre o app da Foody Delivery e desligue (desmarque o check) para desligar a otimização de bateria.

# Notificações não permitidas

Esta mensagem indica que você não permitiu que o aplicativo da Foody Delivery mostre notificações. Apesar de isso não impedir o rastreamento funcionar, sem as notificações, o entregador não vai saber que novos entregas chegaram.

Então as notificações do app da Foody Delivery devem ser permitidas pelo dono do celular.

Veja a imagem abaixo:

Conclusão

Para o rastreamento funcionar corretamente, todas as configurações acima devem ser feitas no celular de cada entregador. Caso contrário, o próprio aplicativo vai mostrar uma mensagem na tela principal indicando que há problemas de configuração.

2 respostas

  1. fiz tudo isso, mas ainda sim depois de um tempo minha localização fica offline. Meu celular é um s10e

    1. Olá, bom dia!

      Por favor desinstalar o aplicativo e instalar a nova versão liberada ontem (versão 1.3.8). Houveram algumas correções realizadas neste aspecto que poderia estar afetando o seu rastreamento. Caso ainda não resolva, por favor, nos chamar no whatsapp (11) 96341-4808 para entendermos mais profundamente seu problema.

      Obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *