Logística como vantagem competitiva para restaurantes

Ao comprar uma refeição no restaurante e solicitar a entrega em domicílio, mais do que desfrutar de uma deliciosa refeição, o cliente deseja rapidez. Afinal, quem tem fome tem pressa, sem contar que se o pedido demorar muito para chegar ele pode esfriar e a sua empresa vai ganhar um cliente insatisfeito.

É para isso não acontecer e evitar que a sua marca fique com uma imagem negativa que existe a logística inteligente para restaurantes. Ao entender como funciona, você pode implementá-la no seu estabelecimento e colher os frutos desse investimento em pouco tempo.

Portanto, continue com a leitura deste artigo e confira nos tópicos a seguir tudo a respeito da logística como vantagem competitiva para o seu restaurante. 

  • Porque ter uma logística eficiente é uma vantagem
  • Os pilares de uma logística eficiente
  • Processo
  • Pessoas
  • Tecnologia

Porque ter uma logística eficiente é uma vantagem

Existem muitos benefícios quando o seu restaurante tem uma logística eficiente. Veja quais são os principais a seguir:

  • Redução do atraso nas entregas

Um dos benefícios em investir na logística inteligente para restaurantes e também um dos primeiros a ser percebido é a redução do atraso nas entregas. Isso acontece porque ao focar em um sistema de logística adequado para realizar as entregas o processo se torna organizado.

Com isso, as entregas são otimizadas, já que as rotas são planejadas, os pedidos agrupados e os entregadores monitorados. Assim, você tem a certeza que o cliente recebeu o seu pedido dentro do prazo estipulado com pouca margem de erro.

  • Clientes mais satisfeitos e fiéis a sua marca

Quando a entrega é feita dentro do prazo informado ao cliente ou mesmo antes, com certeza, a sua empresa ganha um cliente não só satisfeito como fiel. 

Isso quer dizer não apenas que ele vai comprar outras vezes do seu estabelecimento como são grandes as chances de falar bem do seu restaurante para amigos e familiares.

  • Aumento das vendas 

A logística como vantagem competitiva também contribui com o aumento das vendas. Afinal, se houver mais clientes fiéis e satisfeitos, com mais frequência eles vão comprar do seu negócio. E como dito, vão fazer propaganda gratuita no “boca a boca” aos conhecidos e vizinhos.

Além disso, as vendas aumentam porque com entregas feitas de modo mais eficiente ocorre um crescimento da produtividade e mais pedidos podem ser entregues em menos tempo.

  • Maior controle das operações 

Outro benefício de investir em logística é a possibilidade de ter um maior controle das suas operações. Afinal, se tudo estiver bem organizado e informatizado, você consegue ter uma visão mais ampla do seu negócio e a partir disso criar melhorias para ampliar a sua atuação.

  • Redução dos custos

Mais uma vantagem competitiva da logística é a redução de custos, que se trata ainda de uma consequência dos demais benefícios. Isso porque ao evitar atrasos e mesmo enganos durante as entregas, você evita prejuízos.

Da mesma forma, consegue-se reduzir o desperdício, seja porque uma entrega foi enviada ao cliente errado seja porque o cliente não quis mais o pedido devido ao imenso atraso. O retrabalho que os erros operacionais podem causar também diminuem.

E mais, ao usar um sistema automatizado como por exemplo a Foody Delivery para otimizar as entregas, não é preciso gastar com a contratação de um profissional dedicado a essa função.

Em estabelecimentos com alto volume de entregas que não usam um sistema de logística, é comum termos a figura do ‘despachante’ que é um profissional 100% focado em organizar a logística do estabelecimento. 

Case de sucesso Mercado Livre

Embora não seja do ramo de food service, o Mercado Livre é um ótimo exemplo de empresa que prosperou em grande parte devido ao investimento em logística inteligente. Em algumas regiões do país, o cliente pode comprar um produto e recebê-lo no mesmo dia.

Para tanto, conta com centros de distribuições em cidades estratégicas do país. Neles, as empresas parceiras enviam os seus produtos para que de lá sigam para os clientes, que recebem as encomendas em curtos períodos de tempo.

Os pilares de uma logística eficiente

Para que a logística como vantagem competitiva se torne realidade, é essencial que os restaurantes estejam atentos aos pilares que formam a logística eficiente. Veja a seguir cada um deles e como contribuem para os melhores resultados.

Processo

O processo dentro da logística para delivery em restaurantes consiste na forma como as entregas são feitas. Existem empresas que não possuem nenhum sistema, ou seja, a logística é básica. 

Assim, à medida que aparecem entregadores disponíveis, os pedidos são despachados sem qualquer processo ou organização mais sofisticada. Nesse caso, não é possível fazer nenhum controle.

Estabelecimentos com logística intermediária realizam o controle de entregas e rotas, porém, manualmente, o que além de custoso é trabalhoso e está propenso a erros.

Mas quem deseja contar com a logística como vantagem competitiva deve investir na logística automatizada, com o uso de sistemas informatizados que permitem a automação do processo. Desse modo, cada profissional da sua equipe sabe o que deve fazer e a hora que fazer. 

Além disso, com um sistema de logística inteligente para restaurantes você consegue ter uma maior visibilidade das suas operações. Isso porque as informações aparecem na tela do computador, celular ou outro aparelho, permitindo acompanhar os despachos e rotas de cada entregador.

E, por ser online, o sistema pode ser acessado de qualquer lugar e a qualquer momento, desde que haja conexão com a internet. 

Pessoas

Apenas um processo eficiente não é o suficiente, embora possua grande relevância no sucesso do seu negócio. Assim, é crucial que a sua equipe seja bem treinada, para que ninguém fique perdido na hora de executar o processo necessário. 

O treinamento é ainda mais indispensável se houver o uso da tecnologia. Afinal, é preciso aprender a usar as ferramentas implantadas de modo correto para que o processo ocorra do jeito esperado. Outra recomendação é incluir a equipe na melhoria do sistema de logística, para que ela se sinta parte do processo.

Essa atitude motiva todos os integrantes, ao se sentirem mais valorizados. Por consequência, tornam-se mais produtivos e focados.

Tecnologia

Hoje, há ferramentas que ajudam empresas a controlarem melhor o seu processo e, assim, terem uma logística mais eficiente e automatizada. 

Um exemplo de sistema bastante eficiente é a Foody Delivery, que atende tanto estabelecimentos que possuem frota própria de entregadores quanto empresas que desejam terceirizar o serviço.

No primeiro caso, a Foody Delivery disponibiliza uma plataforma com otimização de rotas, distribuição automática de entregas e rastreamento de entregadores. Assim, é possível acompanhar pelo mapa todo o processo em tempo real, de forma automática, sem ter que se preocupar com nada.

Além disso, o entregador tem acesso a um aplicativo para receber as encomendas e notificações de novos pedidos. Ele pode ainda atualizar a situação de cada entrega e desativar o rastreamento quando não estiver disponível.

A Foody Delivery oferece relatórios das entregas para que você possa entender o seu processo, avaliar como ele está e propor melhorias a sua equipe. O sistema permite ainda que o valor das taxas de entrega sejam calculados de maneira automática.

E caso o seu restaurante trabalhe com aplicativos como iFood, Neemo e outros, é possível integrá-los à Foody Delivery, para que o processo seja acompanhado de modo conjunto.

Se o intuito é o de terceirizar o delivery, o sistema também permite rastrear os entregadores, obter relatórios, calcular a taxa de entrega automaticamente e integrar com o iFood.

Conclusão

Agora que você já sabe como funciona a logística como vantagem competitiva, confira um passo a passo para ter uma logística inteligente para restaurantes de forma simples. 

  • Passo 1 – Avaliar o seu sistema de delivery 

Pense no sistema de delivery que a sua empresa possui atualmente. Reúna as informações necessárias para uma avaliação do processo, como o método utilizado, o número de entregadores e de pedidos médios por dia de trabalho, quem é o responsável pela logística e outros dados relevantes.

  • Passo 2 – Identificar as falhas e gargalos do sistema atual 

Depois de avaliar a logística do seu restaurante, identifique possíveis falhas e também quais etapas do seu processo são mais demoradas e sujeitas a erros (gargalos). Os clientes podem não estar satisfeitos devido aos constantes atrasos ou problemas nas entregas, as vendas podem ter diminuído, os entregadores não parecem cumprir a rota traçada, etc.

  • Passo 3 – Verificar como o sistema pode melhorar 

O próximo passo refere-se a verificar como o seu sistema atual pode ser otimizado. As ferramentas de logística inteligente para restaurantes, como a Foody Delivery, são soluções acessíveis e contribuem em muito com o sucesso das empresas que o utilizam. 

  • Passo 4 – Treinar a sua equipe de forma adequada 

Ao otimizar o processo da sua empresa e investir em uma logística eficiente é preciso treinar a sua equipe para usar a nova ferramenta. Embora simples, é adequado que todos saibam como funciona para que estejam a par das mudanças implementadas. 

  • Passo 5 – Implementar a tecnologia ao seu sistema 

Por fim, o último passo consiste em implementar a tecnologia ao seu sistema. A plataforma de logística da Foody Delivery tem diferentes planos, para atender na medida certa cada tipo de restaurante. Dispõe ainda de suporte para esclarecer todas as possíveis dúvidas dos usuários.

Ao seguir todos esses passos, você consegue definitivamente migrar com sucesso para uma logística como vantagem competitiva e colher os frutos desse investimento.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe weekly news

Integer posuere erat a ante venenatis dapibus posuere velit aliquet sites ulla vitae elit libero