Integração com iFood

Integração com iFood

A Foody Delivery tem integração com o iFood e, uma vez que a integração está configurada, quando você recebe um pedido pelo iFood, o pedido entra automaticamente na Foody Delivery.

Como Funciona?

Quando você recebe um pedido no iFood, a Foody Delivery automaticamente puxa este pedido. O pedido pode demorar até 60 segundos para entrar na Foody Delivery.

ATENÇÃO! Se você já usa o PROGRAMA CONSUMER ou outro sistema de PDV integrado com o iFood, nossa integração com o iFood pode entrar em conflito com a do outro sistema e não funcionar perfeitamente. Veja mais detalhes sobre isso no final deste post.

Antes de tudo: você já usa o gestor de pedidos do iFood ou algum outro sistema integrado com o iFood?

Antes de solicitar o usuário e senha de integração para o iFood, você deve verificar se você realmente precisa pois talvez você já tenha estes dados.

Se você usa o Gestor de Pedidos do iFood ou um sistema de frente de caixa integrado com o iFood, geralmente o mesmo usuário e senha para estes outros sistemas podem ser utilizados para ativar a integração com a Foody Delivery.

Verifique se o usuário e senha do iFood que você já usa nestes outros sistemas tem um formato como:

  • Começa com POS- seguido por um número, exemplo: POS-1234567890.
  • É somente um número de 6 dígitos, exemplo: 175623.

Se a senha que você já tem do iFood é algo no formato acima, você pode ir direto para o segundo passo deste post e validar estes usuário e senha clicando em ‘Validar Credenciais’. Se funcionar OK, você pode utilizá-los para ativar a integração.

Configuração: Primeiro Passo

Caso você não tenha usuário e senha de integração do iFood, você então precisa solicitar para o iFood um usuário e senha para ativar a integração.

Isso é feito através de uma solicitação no Portal do Parceiro do iFood.

Você precisa ir em Chamados e Ajuda > Fale com a gente > Suporte Tecnico > Ativar a integração do meu restaurante. Veja no vídeo abaixo o passo a passo de como fazer a solicitação.

Quando você chegar na tela acima, dependendo do horário, você pode ver o botão para abrir um chamado ou para abrir diretamente um chat com algum atendente do iFood.

ATENÇÃO! Gestor de pedidos no modo somente-leitura

Se você tem um sistema de PDV integrado com o iFood, pode pular esta sessão do post.

Agora, se você usa somente o gestor de pedidos do próprio ifood para gerenciar seus pedidos (confirmar, despachar e etc) e NÃO TEM nenhum PDV integrado com o iFood, atenção!

Não permita que o suporte do iFood ligue a opção do gestor de pedidos no modo somente-leitura.

Quando isso acontece, você não consegue aceitar pedidos pelo gestor de pedidos pois o botão fica desabilitado.

Este problema acontece quando o suporte do iFood entende erroneamente a nossa integração, achando que a Foody Delivery é um sistema de PDV que gerencia o aceite e confirmação dos pedidos.

Converse bem com o suporte do iFood e explique que a Foody Delivery é um sistema de logística que puxa somente os pedidos do iFood para gerenciar a entrega, assim você evita inconvenientes como por exemplo ficar com ifood desabilitado e perder vendas.

ATENÇÃO! Configuração dos códigos de PDV

Antes de abrir um chamado ou mesmo falar com um atendente, você precisa entender um detalhe importante da integração entre Foody Delivery e iFood.

A maioria dos sistemas que se integram com o iFood, são sistemas de frente de caixa (também conhecidos como Ponto de Venda, PDV). A integração com estes sistemas de PDV exige a configuração dos códigos de PDV no portal do iFood.

Como a Foody Delivery é um sistema de logística para restaurantes, nós não precisamos desta configuração pois não puxamos dados de cardápio do iFood. O que a Foody Delivery precisa de informação do iFood são os dados de endereço.

Sendo assim a configuração de códigos de PDV não é necessária para a Foody Delivery.

Porém como a maioria dos sistemas exige esta configuração, quando você falar com o atendente do iFood pelo chat, a primeira coisa que ele vai fazer é pedir para você fazer a configuração dos códigos de PDV.

Então você precisa explicar para o atendente do iFood que a integração com a Foody Delivery não exige esta configuração.

Nós sugerimos que você explique esta situação para o atendente do iFood mais ou menos assim:

Olá,

Gostaria de solicitar um username e password para habilitar a integração do iFood com a Foody Delivery no meu restaurante.

Eu sei que antes de tudo, você vai me pedir para fazer a configuração dos códigos de PDV no portal do parceiro, correto? Mas isso não é necessário para a Foody Delivery, eu explico melhor.

A Foody Delivery é um sistema de logística para restaurantes (gestão de entregas, rotas otimizadas, rastreamento de entregadores e etc), ou seja, a Foody Delivery não é um sistema de PDV.

Sendo assim a integração da Foody Delivery não exige configuração de códigos de PDV no portal do parceiro, a única coisa necessária para ativar a integração é realmente o usuário e senha de integração.

Caso o atendente do iFood insista na configuração de PDV, peça para falar com um Analista de Integrações e explique novamente a situação para ele.

Importante: o e-mail integracoes@ifood.com.br não será mais válido para atender solicitações de ativação de integração.

Configuração: Segundo Passo

Quando você receber o usuário e senha do iFood, você estará apto a configurar a integração.

Para isso você precisar entrar na Foody Delivery e acessar pelo menu principal a opção Minha Conta e depois clicar no lado esquerdo em Configurações Avançadas.

Veja a imagem abaixo:

Repare na imagem acima que, primeiro você precisa selecionar a opção iFood no combo Conectores e então poderá preencher com os dados recebidos do Ifood. Em seguida, clique em “Testar Credenciais” para confirmar se estão válidos e, se positivo, clique em “Salvar”. Caso negativo, notar a informação abaixo.

Importante: Em geral, o Ifood informa um combo de credenciais para a integração, incluindo ID, Username e Password. Desconsidere o ID, e use o username e password somente.

Como falamos um pouco mais acima, que em geral, existe o prefixo “POS-” antes do número. Algumas vezes, esta informação já vem completa, muitas outras só informam o número. Se você testar o número somente e não funcionar, tente incluir “POS-” na frente do usuário e senha. Ficaria assim, por exemplo “POS-22467254” tanto para usuário quanto para senha que usualmente são idênticos.

Não se esqueça! Uma vez que as credenciais (usuário e senha) estão ok, você precisa selecionar a opção Ligado no combo e salvar as configurações para ativar a integração.

Mais de um restaurante no iFood?

Se você tem mais de um restaurante no iFood, agora a Foody Delivery permite configurar a integração para mais de um restaurante. Desta forma você pode ativar a integração para o máximo de 5 restaurantes, e receber os pedidos destes restaurantes automaticamene na sua conta da Foody Delivery.

Este recurso está disponível somente no plano premium. Então quando você estiver no plano premium e acessar a tela de configuração do iFood, você verá as opções como iFood [Conta 1], iFood [Conta 2], iFood [Conta 3] e etc.

Então basta você escolher uma conta e configurá-la normalmente como mostrado mais acima, ao configurar uma conta, não esqueça de ativá-la mudando o combo Desligado para Ligado.

Os planos básico e profissional permitem configurar somente um restaurante do iFood.

Informações Complementares

Você pode ligar e desligar a integração a qualquer momento apenas mudando o combo.

A integração do iFood é um benefício dos assinantes da Foody Delivery e não está disponível no plano FREE.

Uso o Programa Consumer ou outro Sistema de PDV já integrado com o iFood, porque a integração não funciona perfeitamente?

ATENÇÃO! Para garantir que os pedidos entrem na Foody Delivery quando existe um sistema de PDV também integrado com o iFood, antes de confirmar o pedido do iFood pelo sistema PDV, você precisa esperar o pedido primeiro entrar na Foody Delivery (isso pode demorar até 30 segundos). Está é a única maneira de garantir que 100% dos pedidos sejam puxados pela Foody Delivery.

Agora vamos falar um pouco sobre porque este problema existe.

Vou falar aqui principalmente do Programa Consumer, pois temos inúmeros clientes que usam a Foody Delivery e também o Consumer, desta forma este foi o sistema que testamos mais exaustivamente para chegar as conclusões que vou explicar aqui.

Mas o mesmo problema pode acontecer também com outros sistemas de PDV.

Infelizmente a maneira que o Consumer fez a integração com o iFood não permite que outros sistemas também usem a integração com o iFood em paralelo.

Ou seja, se você usa o Consumer integrado com o iFood, você não conseguirá usar qualquer outro sistema integrado com o iFood. Nem mesmo o próprio gestor de pedidos do iFood funciona junto com o Consumer.

Quando você configura a integração com iFood no Consumer, ela já notifica avisando que se o gestor de pedidos for usado, poderá haver conflitos no uso da integração. O próprio pessoal do Consumer está ciente deste ponto.

# Mas toda integração com iFood é assim?

Não, a integração da Foody Delivery com o iFood é feita para funcionar com outros sistemas também integrados com o iFood. Por isso que a Foody Delivery funciona junto com o gestor de pedidos do iFood.

# Mas mesmo com o conflito de integração nos dois sistemas, ainda consigo usar a integração em ambos?

Sim, você ainda consegue usar a integração, porém este conflito de integrações faz com que alguns pedidos não sejam puxados para Foody Delivery.

Clientes que usam hoje Consumer e Foody Delivery juntamente integrados tem em média 90% dos pedidos puxados automaticamente para o Foody Delivery, então os pedidos que não são puxados, eles colocam manualmente. É possível usar a integração desta forma também.

Um ponto importante: como fizemos a integração do nosso lado de maneira a prevenir conflitos, a integração do lado do PDV (Consumer ou outro) sempre funciona perfeitamente mesmo que você esteja com a integração da Foody Delivery ligada também.

Infelizmente a integração do lado da Foody Delivery não funciona perfeitamente pois o PDV é quem gera os conflitos que afetam somente o nosso lado.

# O que eu posso fazer?

Se você é cliente do Consumer ou outro sistema de PDV no qual a nossa integração não está funcionando perfeitamente, você pode abrir um chamado com eles solicitando que eles atualizem a integração deles com o iFood para funcionar com outros sistemas que usam a integração em paralelo.

Eu fiz um post técnico explicando este problema de maneira bem detalhada. Segue o link abaixo:

https://www.foodydelivery.com/integracao-ifood-multiplos-sistemas/

Basta você colocar o link acima no seu chamado com o Consumer, que o próprio post explica em detalhes o que o time técnico do Consumer precisa fazer para atualizar a integração deles.

 

 

Sobre o Autor

Daniel Dardis administrator

Minha missão com a Foody Delivery é ajudar o dono do pequeno e médio restaurante a acabar com os problemas de sua operação delivery. Eu trabalho no mercado de tecnologia há mais de 15 anos, construindo sistemas para grandes empresas. Eu também já tive um restaurante e sei bem como é o dia a dia e os problemas de uma operação de delivery. Agora meu foco é trazer tecnologias de ponta que são utilizadas por grandes redes de delivery como Domino's, KFC entre outros, ao alcance do pequeno restaurante.

24 Comentários até agora

MathiasPostado em5:03 pm - out 6, 2019

Contratei o Food Delivery para a minha loja e não me adaptei ao sistema pelo fato do lançamento do pedido ser de forma manual. Após receber o e-mail pude perceber que posso integrar até com mais de um restaurante. Possuo um sistema PDV qual já integra com o iFood, é possível também integrar com food deivery?

    Daniel DardisPostado em7:12 pm - out 7, 2019

    Oi Mathias,

    Infelizmente a nossa integração é diretamente com o iFood e não com o seu sistema de gestão. De qualquer forma, usando integrado com o iFood, ao menos os pedidos do iFood vâo entrar automaticamente na Foody Delivery, o que provavelmente já vai ajudar bastante.

    Qualquer dúvida, pode entrar em contato com a gente.

Alaíde Honorato dos SantosPostado em6:02 pm - out 6, 2019

Boa tarde: como faço para cadastra o restaurante no food Delivery, pois estou esperando uma resposta já faz mais d um ano .
Poderia me ajudar por favor?
Obrigada

    Daniel DardisPostado em7:16 pm - out 7, 2019

    Oi Alaide,

    Verifiquei pelo seu email, que você já tem cadastro na Foody Delivery. Mas você não usou a nossa plataforma.

    Tem certeza que não está confundindo a gente (Foody Delivery) com o iFood?

    A Foody Delivery é uma empresa diferente do iFood.

    Abs

LEONARDO FELIPE DE SOUZAPostado em2:43 pm - out 31, 2019

Segui o passo a passo e ao entrar em contato com o chat do IFOOD recebi a seguinte mensagem:

“Para iniciarmos a Integração com seu sistema de caixa é necessário que os códigos PDV do cardápio estejam todos preenchidos no Portal do parceiro (Para Solicitar os Códigos, entre em contato com seu sistema de caixa ). Após todos os códigos serem preenchidos, nós podemos ativar sua integração no sistema
e te passar as credenciais para logar.”

Eu não possuo sistema de caixa, como consigo preencher esses códigos?

    Daniel DardisPostado em8:33 pm - nov 5, 2019

    Olá Leonardo,

    A configuração dos códigos PDV não é necessária para a Foody Delivery, quando você solicita o usuário e senha para integração, você precisa explicar este detalhe para o suporte do iFood.

    Este post já foi atualizado com estas instruções, recomendo você ler este post novamente.

    Abs

GleisonPostado em4:47 pm - nov 3, 2019

Olá, se integra ao Delivery Direto?

MAURICIOPostado em1:58 am - nov 11, 2019

Temos integração com o sistema TOTVS Chef Food?

valterPostado em3:46 am - nov 19, 2019

gostaria de saber se tem integraçao com winfood sistema.e se o cliente tambem pode rastear pelo app da nemo

    Daniel DardisPostado em12:02 pm - nov 21, 2019

    Oi Valter,

    Infelizmente não temos integração com o winfood e ainda não é possível o cliente rastrear a entrega.

    Futuramente vamos ter um link onde o cliente possa rastrear o pedido e ver a localização do motoboy, mas este será um link da Foody Delivery, isso não vai estar dentro do aplicativo Neemo.

    Abraços

suportePostado em11:02 pm - jan 5, 2020

Olá você consegue desenvolver para pegar do ifood e jogar no sistema que eu já tenho ?

    Daniel DardisPostado em7:54 am - jan 13, 2020

    Olá,

    Pelo que entendi, você precisa de um sistema integrador, que pegue os pedidos do ifood e passe para o seu sistema, infelizmente não temos isso e nem é nosso foco.

    Nosso plataforma é para gestão de entregas expressas e entregadores com foco em restaurantes.

    De qualquer forma, o ifood tem uma API onde você mesmo pode desenvolver a integração, veja este site: https://developer.ifood.com.br/. Nós fizemos nossa integração com o ifood usando esta API deles.

    Abs

JonathanPostado em11:53 pm - jan 28, 2020

Esta disponivel a integração na versao de teste?

cristianePostado em10:17 pm - mar 4, 2020

Boa noite,

Não tem opção de imprimir os pedidos? vi que envia direto pro motoboy, mais gostaria do pedido impresso para a cozinha.

BrunoPostado em10:56 am - abr 27, 2020

Olá Daniel,

Bom dia!

É possível integrar outros sistemas a plataforma alem do ifood?

edPostado em1:12 am - Maio 28, 2020

ola gostaria de saber se pode tambem integrar meu link proprio tenho muitos clientes cadastrados que aderem ae fazem pedidos ao meu restaurante meu link e semelhante ao do ifood a onde meus clientes fazem pedidos tem como integrar ele tambem meu link nao e app e so o cliente clicar que aparece meu cardapio

FernaoPostado em12:11 pm - jun 29, 2020

Ola, existe algum sistema de PDV que vocês recomendam? Algum que já foi testado e não apresentou conflitos? Estamos pensando em trocar nosso PDV e esse pode ser um diferencial.

Obrigado!

    Daniel DardisPostado em3:49 pm - jun 29, 2020

    oi Fernao,

    Infelizmente a maioria dos PDVs geram conflitos quando integrados, isso porque na verdade a estrutura da api do ifood que é ruim para integrar com vários sistemas em paralelo.

    O melhor cenário seria você usar um PDV que integrado diretamente com a Foody Delivery, assim o PDV é quem puxa os pedidos do iFood, e nós puxamos do PDV.

    Hoje temos o eComanda, PubliFoods e e-Cook mas em breve teremos Saipos, GrandChef e NCR Colibri.

    Para saber mais integrações que temos hoje, veja este link: https://www.foodydelivery.com/integracoes/

Deixe uma resposta