Integração com iFood

Integração com iFood

A Foody Delivery tem integração com o iFood e, uma vez que a integração está configurada, quando você recebe um pedido pelo iFood, o pedido entra automaticamente na Foody Delivery.

Como Funciona?

Quando um pedido chega no iFood, a Foody Delivery tenta puxar este pedido imediatamente, então nós recomendamos que você espere alguns segundos antes de aceitar o pedido pelo gestor de pedidos do iFood para que haja tempo suficiente para a Foody Delivery puxar o pedido.

Isso é necessário pois o gestor de pedidos do iFood ‘limpa’ os pedidos da integração depois que eles são confirmados.

Eu aceitei o pedido e ele não apareceu na Foody Delivery, e agora?

Não se preocupe, caso você tenha aceitado o pedido muito rapidamente e ele não foi para a Foody Delivery, não se preocupe pois o sistema vai tentar puxar o pedido novamente depois que você despachá-lo pelo gestor de pedidos do iFood.

Resumindo, a hora que chegar um pedido no iFood, espere alguns segundos para ele entrar na Foody Delivery antes de aceitar. Se aceitar o pedido muito rápido, tudo bem, o pedido vai entrar na Foody Delivery depois que você despachá-lo.

Agora quero explicar como configurar a integração.

Antes de tudo: você já usa o gestor de pedidos do iFood ou algum outro sistema integrado com o iFood?

Antes de solicitar o usuário e senha de integração para o iFood, você deve verificar se você realmente precisa pois talvez você já tenha estes dados.

Se você usa o Gestor de Pedidos do iFood ou um sistema de frente de caixa integrado com o iFood (exemplo: Consumer, Ecomanda e etc), geralmente o mesmo usuário e senha para estes outros sistemas podem ser utilizados para ativar a integração com a Foody Delivery.

Verifique se o usuário e senha do iFood que você já usa nestes outros sistemas tem um formato como:

  • Começa com POS- seguido por um número, exemplo: POS-1234567890.
  • É somente um número de 6 dígitos, exemplo: 175623.

Se a senha que você já tem do iFood é algo no formato acima, você pode ir direto para o segundo passo deste post e validar estes usuário e senha clicando em ‘Validar Credenciais’. Se funcionar OK, você pode utilizá-los para ativar a integração.

Configuração: Primeiro Passo

Caso você não tenha usuário e senha de integração do iFood, você então precisa solicitar para o iFood um usuário e senha para ativar a integração.

Isso é feito através de uma solicitação no Portal do Parceiro do iFood.

Você precisa ir em Chamados e Ajuda > Fale com a gente > Suporte Tecnico > Ativar a integração do meu restaurante. Veja no vídeo abaixo o passo a passo de como fazer a solicitação.

Quando você chegar na tela acima, dependendo do horário, você pode ver o botão para abrir um chamado ou para abrir diretamente um chat com algum atendente do iFood.

IMPORTANTE: Configuração dos códigos de PDV

Antes de abrir um chamado ou mesmo falar com um atendente, você precisa entender um detalhe importante da integração entre Foody Delivery e iFood.

A maioria dos sistemas que se integram com o iFood, são sistemas de frente de caixa (também conhecidos como Ponto de Venda, PDV). A integração com estes sistemas de PDV exige a configuração dos códigos de PDV no portal do iFood.

Como a Foody Delivery é um sistema de logística para restaurantes, nós não precisamos desta configuração pois não puxamos dados de cardápio do iFood. O que a Foody Delivery precisa de informação do iFood são os dados de endereço.

Sendo assim a configuração de códigos de PDV não é necessária para a Foody Delivery.

Porém como a maioria dos sistemas exige esta configuração, quando você falar com o atendente do iFood pelo chat, a primeira coisa que ele vai fazer é pedir para você fazer a configuração dos códigos de PDV.

Então você precisa explicar para o atendente do iFood que a integração com a Foody Delivery não exige esta configuração.

Nós sugerimos que você explique esta situação para o atendente do iFood mais ou menos assim:

Olá,

Gostaria de solicitar um username e password para habilitar a integração do iFood com a Foody Delivery no meu restaurante.

Eu sei que antes de tudo, você vai me pedir para fazer a configuração dos códigos de PDV no portal do parceiro, correto? Mas isso não é necessário para a Foody Delivery, eu explico melhor.

A Foody Delivery é um sistema de logística para restaurantes (gestão de entregas, rotas otimizadas, rastreamento de entregadores e etc), ou seja, a Foody Delivery não é um sistema de PDV.

Sendo assim a integração da Foody Delivery não exige configuração de códigos de PDV no portal do parceiro, a única coisa necessária para ativar a integração é realmente o usuário e senha de integração.

Caso o atendente do iFood insista na configuração de PDV, peça para falar com um Analista de Integrações e explique novamente a situação para ele.

Importante: o e-mail integracoes@ifood.com.br não será mais válido para atender solicitações de ativação de integração.

Configuração: Segundo Passo

Quando você receber o usuário e senha do iFood, você estará apto a configurar a integração.

Para isso você precisar entrar na Foody Delivery e acessar pelo menu principal a opção Minha Conta e depois clicar no lado esquerdo em Configurações Avançadas.

Veja a imagem abaixo:

Repare na imagem acima que, primeiro você precisa selecionar a opção iFood no combo Conectores e então poderá preencher com os dados recebidos do Ifood. Em seguida, clique em “Testar Credenciais” para confirmar se estão válidos e, se positivo, clique em “Salvar”. Caso negativo, notar a informação abaixo.

Importante: Em geral, o Ifood informa um combo de credenciais para a integração, incluindo ID, Username e Password. Desconsidere o ID, e use o username e password somente.

Como falamos um pouco mais acima, que em geral, existe o prefixo “POS-” antes do número. Algumas vezes, esta informação já vem completa, muitas outras só informam o número. Se você testar o número somente e não funcionar, tente incluir “POS-” na frente do usuário e senha. Ficaria assim, por exemplo “POS-22467254” tanto para usuário quanto para senha que usualmente são idênticos.

Não se esqueça! Uma vez que as credenciais (usuário e senha) estão ok, você precisa selecionar a opção Ligado no combo e salvar as configurações para ativar a integração.

Mais de um restaurante no iFood?

Se você tem mais de um restaurante no iFood, agora a Foody Delivery permite configurar a integração para mais de um restaurante. Desta forma você pode ativar a integração para o máximo de 5 restaurantes, e receber os pedidos destes restaurantes automaticamene na sua conta da Foody Delivery.

Este recurso está disponível somente no plano premium. Então quando você estiver no plano premium e acessar a tela de configuração do iFood, você verá as opções como iFood [Conta 1], iFood [Conta 2], iFood [Conta 3] e etc.

Então basta você escolher uma conta e configurá-la normalmente como mostrado mais acima, ao configurar uma conta, não esqueça de ativá-la mudando o combo Desligado para Ligado.

Os planos básico e profissional permitem configurar somente um restaurante do iFood.

Informações Complementares

Você pode ligar e desligar a integração a qualquer momento apenas mudando o combo.

A integração do iFood é um benefício dos assinantes da Foody Delivery e não está disponível no plano FREE.

Sobre o Autor

Daniel Dardis administrator

Minha missão com a Foody Delivery é ajudar o dono do pequeno e médio restaurante a acabar com os problemas de sua operação delivery. Eu trabalho no mercado de tecnologia há mais de 15 anos, construindo sistemas para grandes empresas. Eu também já tive um restaurante e sei bem como é o dia a dia e os problemas de uma operação de delivery. Agora meu foco é trazer tecnologias de ponta que são utilizadas por grandes redes de delivery como Domino's, KFC entre outros, ao alcance do pequeno restaurante.

10 Comentários até agora

MathiasPostado em5:03 pm - out 6, 2019

Contratei o Food Delivery para a minha loja e não me adaptei ao sistema pelo fato do lançamento do pedido ser de forma manual. Após receber o e-mail pude perceber que posso integrar até com mais de um restaurante. Possuo um sistema PDV qual já integra com o iFood, é possível também integrar com food deivery?

    Daniel DardisPostado em7:12 pm - out 7, 2019

    Oi Mathias,

    Infelizmente a nossa integração é diretamente com o iFood e não com o seu sistema de gestão. De qualquer forma, usando integrado com o iFood, ao menos os pedidos do iFood vâo entrar automaticamente na Foody Delivery, o que provavelmente já vai ajudar bastante.

    Qualquer dúvida, pode entrar em contato com a gente.

Alaíde Honorato dos SantosPostado em6:02 pm - out 6, 2019

Boa tarde: como faço para cadastra o restaurante no food Delivery, pois estou esperando uma resposta já faz mais d um ano .
Poderia me ajudar por favor?
Obrigada

    Daniel DardisPostado em7:16 pm - out 7, 2019

    Oi Alaide,

    Verifiquei pelo seu email, que você já tem cadastro na Foody Delivery. Mas você não usou a nossa plataforma.

    Tem certeza que não está confundindo a gente (Foody Delivery) com o iFood?

    A Foody Delivery é uma empresa diferente do iFood.

    Abs

LEONARDO FELIPE DE SOUZAPostado em2:43 pm - out 31, 2019

Segui o passo a passo e ao entrar em contato com o chat do IFOOD recebi a seguinte mensagem:

“Para iniciarmos a Integração com seu sistema de caixa é necessário que os códigos PDV do cardápio estejam todos preenchidos no Portal do parceiro (Para Solicitar os Códigos, entre em contato com seu sistema de caixa ). Após todos os códigos serem preenchidos, nós podemos ativar sua integração no sistema
e te passar as credenciais para logar.”

Eu não possuo sistema de caixa, como consigo preencher esses códigos?

    Daniel DardisPostado em8:33 pm - nov 5, 2019

    Olá Leonardo,

    A configuração dos códigos PDV não é necessária para a Foody Delivery, quando você solicita o usuário e senha para integração, você precisa explicar este detalhe para o suporte do iFood.

    Este post já foi atualizado com estas instruções, recomendo você ler este post novamente.

    Abs

GleisonPostado em4:47 pm - nov 3, 2019

Olá, se integra ao Delivery Direto?

MAURICIOPostado em1:58 am - nov 11, 2019

Temos integração com o sistema TOTVS Chef Food?

Deixe uma resposta